quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Empirismo/Racionalismo:

         A maior parte dos historiadores afirma que René Descartes foi o primeiro filósofo do RACIONALISMO que é um marco para a Idade Moderna.
    Os antigos filósofos gregos acreditavam que as coisas existiam por que existiam. Isso foi quebrado por Descartes que dividia as idéias em claras, distintas, e inatas. Por exemplo, para ele era claro que existia, como na sua famosa frase "Cogito ergo sun" ou ""Penso, logo existo". Descartes questionava a existência de tudo, inclusive de Deus . Daí que vem o "Método Cartesiano" (ou Ceticismo Metodológico):
   O método se dá verificando se existe evidência real sobre um fenômeno ou coisa estudada; depois analisar, dividir em unidades fundamentais, para depois sintetizar, agrupar novamente e enumerar todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
  Descartes dizia que esse era uma filosofia que aceita a "existência de dois princípios, duas substâncias ou duas realidades irredutíveis entre si, inconciliáveis, incapazes de síntese final ou de recíproca subordinação."

    René Descartes:termina o segundário em 1612, sendo um aluno brilhante, nao encontra  a "Verdade" nos livros , ansioso em encontrar a verdade viaja por toda aa parte.Em 1618 , alista-se nas tropas holandesas de Maurício Nassau e depois nas tropas do imperador de Baviera e luta na guerra dos trinta anos.
   Para receber  a herança da mãe , retorna  a Paris e retorna ao estudo de Filosofia.Descartes criticava tudo que havia aprendido na escola .
   Todo homem segundo Descartes, possuía razão , a capacidade de julgar e de discernir o verdadeiro do falso.
   Segundo Descartes:"Todo o método consiste na ordem e na disposiçao das coisas para as quais devemos voltar o olhar do espírito, para descobrir alguma verdade"

2 comentários: